Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tenho medo do meu bebê passar da hora...

È importante comentar que o bebê nao passa da hora, porque ele não vem com uma etiqueta de prazo de validade grudada nele. Uma gestação ''normal'' é quando a mulher completa 40 semanas, sendo que o bebê pode nascer até 15 dias antes ou 15 dias depois. Portanto é muito COMUM que os bebês decidam vir ao mundo após a 40ª semana de vida. Alguns estudos mostram que existem benefícios em induzir o parto com 41 semanas, porém uma gestação saudável pode seguir até 42 semanas, e em raros casos até mais. Inclusive na internet você encontra relatos de partos em inglês onde mulheres pariram seus filhos com 43 e 44 semanas de gestação. O que no Brasil é impossível!

Mas como saber se o bebê está bem? Com 40 semanas geralmente a gestante faz mais um ultrason, mais detalhado para ver o peso estimado do bebê, o fluxo da placenta, a quantidade de líquido amniótico, entre outros. Se tudo estiver normal ela pode seguir com a gestação, mas com um pré-natal adequado. Após as 41 semanas as consultas geralmente são a cada 2/3 dias e com 42 semanas geralmente é realizada a indução.

Lembrando que o pós-datismo ( bebês que passam de 40 semanas) não é indicação de cesárea, se for realmente necessário interromper uma gestação, a preferência deve ser pela indução. Se o colo do útero estiver fechado, grosso, posterior, provavelmente ( espero eu) que o seu médico vai começar com comprimidos chamados de ''misoprostol'' no colo do útero, para que ele afine e fique favorável. Após o amadurecimento do colo entra-se com a ocitocina
( se necessário.)

Portanto saibam que vocês tem outras opções além da cesárea, e que o bebê não é bomba relógio que precisa ser desativado do útero quando completa 40 semanas de gestação.

Conselho, perguntem para o médico de vocês qual a conduta dele para uma gestação após 40 semanas, se ele disser que espera no máximo esse prazo ( que geralmente é a sua DPP = Data provável do parto), procure outro médico.

E a todas, respeitem o tempo do bebê, quem for fazer cesárea POR FAVOR esperem pelo menos 39 ou 40 semanas, e melhor ainda, esperem pelo início do trabalho de parto.

Fonte: Cris de Melo

Um comentário:

Igreja Batista Jardim Industrial disse...

Achei muito eficiente estes parágrafos, porque me levaram a outras reflexões. Acabei de chegar do GO, estou com 39 semanas e 5 dias de gestação, meu colo do útero está posterior e fechado e fiquei com muito receio de esperar mais alguns dias, porque eles estão insistindo em fazer a cesária. Quando pergunto o porquê de tal procedimento, eles dizem que é normal, que não tem o por que de esperar, as contrações, o desconforto do bebê na barriga. Realmente muitos médicos de hoje (principalmente de hospitais particulares) querem fazer a cesária pelo valor que vão receber e não pelo que a paciente deseja. Parabéns!