Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como escolher a doula ideal?


Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E isso é muito vantajoso para quem vai contratar um serviço, mas é importante ter cautela!
Só em nossa região, na cidade de Santos há cerca de 10 doulas cadastradas (que estão ativas e inativas) e algumas outras que são voluntárias em maternidades públicas da região.

A formação de Doula,por enquanto, não requer que o interessado seja da área da saúde, mas mesmo assim muitos profissionais tais como: psicólogas,educadores físicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fazem o curso para ter um diferencial nos seus atendimentos. Isso é vantajoso, pois são profissões que já obtiveram noções básicas de anatomia, fisiologia para entender o mecanismo do parto.

Cada doula tem seus preceitos, sua forma de trabalhar. Por isso é importante que você saiba exatamente o que você deseja para procurar uma.

É importante saber se você e seu parceiro querem somente um acompanhamento pré- natal (para saber os sinais de trabalho de parto, o que fazer na fase de expulsão, como se preparar para o parto...) ou além disso ter uma doula apoiando vocês na Hora H! Uma dúvida que encontro frequentemente é se a doula fica o tempo todo com a gestante e explico que é o momento do casal então deixamos o casal à vontade!

Se você deseja ter uma doula para o acompanhamento do parto, pesquise para saber se ela tem outra atividade além de doula, pois dependendo do dia e da hora ela não conseguirá ir e você que planejou tanto este momento e que contratou uma doula para se sentir mais segura, irá se estressar!

Pergunte a ela sobre suas experiências, pois na teoria tudo é fácil!
Pergunte a seu médico, sobre o trabalho de doula.
Faça perguntas a quem já teve esse acompanhamento, pergunte como foi, em que ela te ajudou...
Se ela possue algum material que irá te ajudar na hora do parto: bola, banco de parto, sonar...
Se ela possui material para te auxiliar no preparo.
É importante diferenciar bem: exercício físico  X acompanhamento de doula, pois vai muito de trabalhar somente o físico. Quanto mais ansiosa, mais a musculatura fica tensa, mais difícil de dilatar!


Ser Doula é amar o que faz!
Ser Doula é doular em primeiro plano, vc sempre tem que estar preparada para quando te ligarem rsrsr!
Ser Doula é ser uma das responsáveis pela chegada humanizada do seu bebê!

Faça a escolha certa!






Um comentário:

Ana Willis disse...

Glória a Deus por mulheres como você, apaixonadas pelo que fazem e ajudando as futuras mamães a trazerem as suas divinas dádivas ao mundo!
Meus 2 filhos nasceram em Israel de parto normal, um no hospital e uma em casa. Ter uma doula foi a melhor escolha que já fiz no que se refere a dar a luz. Minha doula é um anjo e minha parteira também. A experiência de passar todo o meu trabalho de parto a luz de velas, cantando, orando, dentro da água, no conforto do meu proprio lar com a minha família - não tem igual!!
Todo o cuidado da minha doula meses antes do parto, durante as 15 horas de trabalho de parto e depois do nascimento, não tem preço.
Fico muito feliz e aliviada de saber que você está aqui em Santos. Agora já posso ter o terceiro! rs...