Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Amamentar seu filho pode torná-lo mais inteligente

Mais um ótimo motivo para você amamentar seu filho. Uma pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália mostrou que as crianças que foram amamentadas por, no mínimo, 6 meses tiveram melhores resultados em testes de leitura, matemática e grafia comparadas com crianças que mamaram por períodos mais curtos - especialmente os meninos!

O estudo, publicado na revista científica Pediatrics, foi feito com 1.038 crianças. Elas foram observadas a partir da 18ª semana de gestação até os 10 anos de idade.

“Os meninos se saíram ainda melhor do que as meninas nas provas porque, de acordo com o pesquisador, o leite compensa alguns hormônios femininos que ajudam a proteger o cérebro de meninas”, diz o coordenador da pesquisa Wendy Oddy, cientista do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade.

Outra possível explicação para os resultados melhores em meninos é que a amamentação tem um efeito positivo nas relações entre mãe e filho, facilitando a interação e, de forma indireta, o desenvolvimento cognitivo. Como os meninos dependeriam mais da atenção materna do que as meninas, os efeitos positivos dessa interação seriam mais evidentes neles.

A relação entre amamentação e desenvolvimento cognitivo é atribuída aos nutrientes presentes no leite materno - principalmente ácidos graxos poli-insaturados -, que ajudam no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios

Nenhum comentário: