Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Livros divertidos sobre maternidade

Você está cansada de ler manuais sobre gestação e maternidade? Então vai algumas dicas de livros que abordam o tema com histórias engraçadas:

A Vida Secreta de uma Mãe Caótica (Ed. Record), de Fiona Neill
Quantos desejos secretos nós, mães, não temos a toda hora? Um dia você gostaria de ter mais tempo, no outro mais dinheiro, tem vez que é a paciência que falta. Lucy, a protagonista inglesa dessa ficção, tem pensamenos assim o tempo todo. Com muito bom humor (e um pouco de sarcasmo), ela conta sobre os três filhos pequenos, o casamento de dez anos e seu mais novo problema: um pai da escola que está roubando seus sonhos. Impossível não se reconhecer em vários trechos do livro.

Onde foi parar nosso Tempo? (Ed. Globo), de Alberto Villas
São 50 pílulas de memória de um tempo em que se lavava fralda de pano, se abria lata de azeite com prego e que os achocolatados demoravam para desempelotar no leite. Mas que as visitas chegavam de surpresa, que se colecionava insetos em placas de isopor e que se curtia a implicidade. Um retrato gostoso e suave dos anos 60 e 70 no Brasil.

O Chá-de-bebê de Becky Bloom (Ed. Record), de Sophie Kinsella
Depois de muitos delírios consumistas, Becky Bloom está feliz da vida. Trabalhando, procurando uma casa nova com bastante espaço para um closet grande e para seus sapatos. É aí que ela descobre que está grávida. Claro que sua receita para curar enjôos matinais é sair para fazer compras nas deliciosas lojas de bebê.

Pequenos Terremotos (Ed. Record), de Jennifer Weiner
Uma é chef de um restaurante e uma gordinha sexy, a outra parece ter uma vida perfeita, mas tem de administrar um marido desempregado, a terceira está meio perdida e tem um marido que trai a sua confiança e a quarta largou carreira de sucesso, marido e tudo mais para começar uma nova vida. As quatro se conhecem na aula de ioga para gestantes e passam a dividir o desafio de ser mãe nos dias atuais contado de uma maneira leve e engraçada.

Travessuras de Mãe (Ed. Globo), Denise Fraga
Fraldas, mamadeiras, noites sem dormir e muito choro de bebê. Para uma mãe de primeira viagem isso pode parecer assustador, mas se você é como a atriz Denise Fraga, vai transformar esse sentimento em deliciosas histórias sobre a maternidade. No livro Travessuras de Mãe, Denise reuniu mais de 70 crônicas publicadas na revista Crescer, onde é colunista há 6 anos. As histórias contam os momentos mais engraçados e marcantes desde quando soube que estava grávida do primeiro filho, Nino, hoje com 11 anos, até as travessuras de Pedro, 9 anos. Em uma das crônicas, a atriz conta como demorou para encontrar alguém para cuidar dos filhos. E que nem sempre a babá contratada é do jeito que a mãe precisa. Piadas à parte, Denise também fala de tudo o que aprendeu com os filhos e como cada dia é uma emoção diferente quando chega em casa do trabalho.

 
Diário de um grávido (Mescla Editorial), de Renato Kaufmann
Para o jornalista e escritor Renato Kaufman, saber que vai ser pai é quase um susto para um homem. Ainda mais se não estavam planejando ter um bebê. O livro é baseado em fatos reais e inspirado no blog Diário Grávido (diariogravido.blogspot.com). Mostra que do medo de ser pai, o homem, em pouco tempo, passa a temer que alguma coisa, qualquer uma, atrapalhe a gravidez (toda vez que a mulher de Kauffman saia para trabalhar ele vivia uma angústia porque “há uma grávida na rua com hormônios descontrolados). Com texto leve, bem-humorado e super-realista, o autor traz a visão masculina em um mundo dominado pelas mulheres.



Nenhum comentário: