Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Amamentação

Resolvi escrever um pouquinho sobre amamentação, pois muitas mamães ficam perdidas após o parto, quando se inicia essa nova etapa.

- Higiene:
Lave as mãos com água e sabonete antes de amamentar. Os peitos estão sempre limpos devido ao local onde estão situados e à proteção do sutiâ. Daí a importância de as mãos estarem limpas, para não sujá-los.

- Local para amamentação:
Escolha o local que propicie mais conforto e sossego para você e para o bebê. Paz durante a amamentação favorece a boa descida do leite.

- Posição:
A mais confortável: sentada, encostada ou deitada. A mãe deve experimentar várias posições e escolher a que mais lhe agradar.

- Como oferecer o peito:
Antes de iniciar a amamentação, verifique se a região areolar está bem flexível - segure as bordas da aréola e faça movimentos para os lados, para cima e para baixo.
Se conseguir fazer os movimentos com facilidade, a região está flexível, portanto, o peito está em condições de ser oferecido ao bebê. Ajude-o apenas a abocanhar grande parte da aréola. Se necessário, afaste o peito do nariz do bebê.
Quando a região areolar não está flexível, os movimentos não são fáceis de ser executados, nesse caso, antes de oferecer o peito ao bebê será necessário fazer a ordenha manual.
É comum o recém-nascido dormir no peito durante a mamada, ou seja, desenvolver a sucção não-eficiente (chupetar). Tente acordá-lo, tocando o seu corpo, mexendo no queixo, nos pés. Caso o bebê não solte o mamilo espontaneamente, a mãe deve colocar o dedo sobre a aréola, quase dentro da boca do neném e fazer um leve movimento de compressão, assim o bico sairá suavemente da boca do bebê.



Nenhum comentário: