Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Você já ouviu falar sobre Parto Orgásmico?

Existe um documentário sobre a natureza sensual e íntima do parto, que discute tudo isso.


Orgasmic Birth derruba mitos e inverdades sobre parto que influenciam mulheres há gerações. Esse extraordinário documentário, dirigido pela doula e educadora perinatal norte-americana Debra Pascali-Bonaro, captura momentos mágicos de mulheres em êxtase durante o trabalho de parto. Baseado em entrevistas com casais grávidos e depoimentos de mais de uma dúzia de experts em atenção ao nascimento, o filme defende que o parto é um momento único que pode e deve ser vivenciado com alegria, não um obstáculo a ser superado. Mostra também como a sociedade moderna, por conta da excessiva medicalização da assistência ao parto, nega às mulheres o direito a essa importante experiência de vida.

Entre os especialistas ouvidos estão o obstetra Marsden Wagner, ex-diretor de Saúde da Mulher e da Criança da Organização Mundial da Saúde, a parteira mexicana Naolí Vinaver, cujo parto domiciliar foi documentado no filme Dia de Nascimento [Birth Day], além do obstetra brasileiro Ricardo Herbert Jones, um defensor da humanização do parto no país.

O objetivo é esclarecer as pessoas sobre a importância de suas escolhas e as implicações das circunstâncias do parto na saúde e no bem-estar da mãe e do bebê. “Um parto tranqüilo faz parte da sexualidade da mulher e é um direito humano amplamente negligenciado”, diz a diretora. Como afirma a obstetra Christiane Northrup, somos levados a ver o parto não como um processo natural, mas como uma “emergência em potencial”.

Pascali-Bonaro defende justamente o contrário: o corpo da mulher é bem preparado para o parto. Durante o trabalho de parto, o nível de ocitocina, o hormônio do amor e do sexo, aumenta na mãe e no bebê. Os mesmos elementos que criariam uma experiência sensual com o parceiro – luz baixa, privacidade, sentir-se segura – também facilitam o parto.


O filme tem 85 minutos de duração e é legendado em português. O trailer está disponível no site www.orgasmicbirth.com.

2 comentários:

paollinha19 disse...

Paulinha! muito bom o seu site e sim, eu já ouvi falar em parto orgásmico!

Aliás, estou doida pra ver o filme!

beijos

brunabora disse...

Baixar o Documentário - Parto Orgásmico - http://goo.gl/Jq89h