Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

O que fazer a cada troca de fralda?

"Na hora de limpar o bebê durante o banho, ou na hora de trocar as fraldas, a primeira coisa é considerar o seu sexo. Tanto meninos como meninas necessitam em geral de cuidados muito parecidos. A limpeza só se distingue por gênero, ou seja, se se trata de um menino ou uma menina. Os genitais infantis devem ser cuidados com muita delicadeza e atenção. Com não estão expostos, podem apresentar alguma infecção por falta de higiene.



No caso das meninas, para evitar que a vagina se infeccione com os germes provenientes dos restos de fezes do ânus, sempre se deve limpá-la de frente para atrás, ou seja, da vulva ao ânus. Não é necessário abrir suas genitais para limpar lábios maiores e menores. Limite-se a lavar a zona coberta pela fralda ou calcinha, sempre no sentido da frente para atrás. Uma vez limpos, passar a esponja ou toalhinha pelo abdômen, coxas, dobrinhas e nádegas. Quando estiver tudo bem seco, aplicar uma fina camada de creme protetor somente nas partes externas, nas dobrinhas e ao redor do ânus.




No caso dos meninos, como a urina se espalha por todas as partes, é necessário limpá-lo muito bem para evitar ardência no pênis. Tenha cuidado antes de retirar a fralda suja. Os bebês podem urinar no momento em que você for tirar a fralda. Por essa razão, é aconselhável segurar a fralda por alguns segundos. Feito isso, abrir a fralda e retirar as fezes com toalhinhas e tirá-las com a fralda. Passar a toalhinha ou a esponja pelo abdômen, umbigo, dobrinhas, coxas, testículos e debaixo do pênis, para não ficar restos de urina e fezes. Não é necessário retirar ou limpar a pele do prepúcio do seu pênis. Limpa-se melhor durante o banho. Os que não têm circuncisão devem baixar ou puxar para trás o prepúcio e lavar com água em abundância e sabão nesta parte da glande. Levantar suas pernas para limpar-lhe o ânus e as nádegas. Quando toda a zona estiver bem seca, aplicar o creme protetor generosamente sobre o pênis e ao redor dos testículos, ânus e nádegas."






*Fonte: Guia Infantil

Nenhum comentário: