Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Intervalo entre uma gravidez e outra interfere na saúde da mãe e do bebê

O tempo ideal entre as gestações deve ser de 18 meses a cinco anos. Mais ou menos que isso pode não ser bom...


Está pensando em ter um segundo filho? Saiba que você não deve nem esperar demais e nem de menos para engravidar. Cientistas escoceses descobriram que intervalos muito longos ou muito curtos entre as gestações podem oferecer risco à mãe e ao bebê. O tempo ideal entre uma gravidez e outra, sugerem os estudiosos, deve ser de 18 meses a cinco anos.



Para este estudo, foram avaliadas 89 mil gestações de espaço inferior a cinco anos. E viram que uma gravidez com intervalo menor do que seis meses pode aumentar em até duas vezes o risco da ocorrência de nascimentos de bebês com prematuridade extrema. Nas mesmas condições, a prematuridade média apresentou aumento de 60 % e a morte da criança logo após o parto foi três vezes maior.

Outro estudo que segue a mesma linha, feito pela Fundação Santa Fé, na Colômbia, descobriu que engravidar após cinco anos de intervalo aumenta os riscos de prematuridade e baixo peso do bebê ao nascer, ainda que numa escala menor.



Unindo as duas pesquisas, a conclusão que se chega é que é preciso um planejamento familiar antes de engravidar, sim. E que essa gestação deve ser acompanhada por médicos, claro. Dessa forma, os riscos para as mães e para os bebês podem ser minimizados.

Nenhum comentário: