Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dúvidas sobre os serviços prestados por uma Doula:




- Como ter autorização do hospital para se acompanhada por uma doula?
R: Para obter autorização é preciso que a cliente conversa com seu médico sobre a atuação da Doula e procure informações do protocolo de cada instituição, pois existem hospitais que permitem sem questionamento, outros só permitem se o obstetra autorizar a sua presença como membro da equipe.



- Quais os hospitais que a doula atua?
R: A doula atua em diversos hospitais, sendo que a escolha é feita em conjunto com a cliente e o seu obstetra; levando em consideração segurança, comodidade, hotelaria, custos ou próprio credenciamento da cliente com o convênio .


- A doula atua somente em partos normais?
R: Não, a doula atua também em cesáreas orientando, auxiliando e  apoiando o casal. Explicando sobre a cirurgia e acompanhando no pós parto.



- Quais os hospitais da Cidade de Santos que realizam assistência ao parto humanizado ?
R: Todos os hospitais prestam assistência ao parto humanizado; o que vai determinar é se o Médico (Obstetra), escolhido pela cliente é adepto aos princípios da humanização.



- Quantos acompanhamentos a doula faz com a cliente?
R: São realizados três acompanhamentos no pré – natal, durante o trabalho de parto e pós parto. Mas poderá ser agendos outros encontros com a cliente sempre que necessário.


- Os honorários da doula?
R: Para saber os honorários da doula e os diferentes tipos de tratamentos fisioterapêuticos, consulte, por favor, os tels. (13) 32244127 ou (13) 97850126. Também pelo e-mail paulaylsampa@hotmail.com. Você pode tirar todas as suas dúvidas.




- Que momento a cliente deverá entrar em contato com a doula?
R: A cliente deverá entrar em contato com a doula, após a liberação do médico (Obstetra), sendo assim ambas decidirão qual é o melhor local para se encontrarem seja na casa da cliente, no consultório ou hospital.




- Quais são os itens que a doula pede para cliente levar à maternidade?
R: A doula pede para levar os seguintes itens: CD de música (com ritmos de preferência da cliente), elástico e tiaras de cabelo (caso precisar prender os cabelos), insenso (cheiro de preferência da cliente), toucas plásticas para o chuveiro, meias (para aquecer os pés), chinelo e camisola.




- Quais os exercícios que a doula coloca a cliente para praticar durante o trabalho de parto?
R: Os exercícios praticados são inúmeros. Porém, a doula escolhe alguns deles, de acordo com a necessidade da cliente, diagnóstico do obstetra ou pela escolha de preferência da parturiente ao relatar como se sente melhor ao praticar determinado exercício.




- Quanto tempo a doula permanece com a cliente após o parto?
R: A doula permanece com a cliente por uma ou duas horas após o parto, acompanhando a saída da placenta e os primeiros cuidados com a mãe e com o bebê. Até que ela se sinta confortável e possa ficar com a sua família no quarto.


- Qual a função da doula no pós parto?
R: A doula passa visita no dia seguinte do parto, auxilia na amamentação, cuidados com o bebê, se tiver necessidade faz drenagem linfática.

- Qual a metodologia de trabalho?
R: Realizamos previamente exercícios de expulsão, explicamos a função do papai na hora, como ele deve agir para ajudar a gestante, explicações sobre cuidados com o bebê, preparo dos seios, buscamos intermediar a relação com a equipe de enfermagem, visando sempre o bem estar do casal.


- Será que vale a pena contratar uma doula?
R: Lembre-se que para cuidar do bebê existe o pediatra, para o parto o médico obstetra e quem zelará por você nesta hora tão especial?

Um comentário:

Roberta disse...

Adorei Paulinha!

Pena que ñ tive o tempo que gostaria com vc!!!!!

Muitos beijossssssss! Te Adoro!

A melhor Doula!!!