Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

O que é Humanização?


Humanização do parto é mudança de atitude. É ter sensibilidade, é um olhar diferente, é saber ouvir, é enxergar as possibilidades e os limites da parturiente. É entender a parturiente respeitando suas crenças, valores morais e culturais.

É necessário estar atento às expectativas da gestante quanto ao seu parto. É estar à disposição para tirar dúvidas e dar orientações para boa evolução do parto.

Humanizar o parto é dar o direito a privacidade, é ter o acompanhante de sua escolha, é permitir que a parturiente se alimente, é ter liberdade de movimentação, evitando-se ficar deitada, é dar direito de a parturiente escolher a posição de parto. É não separar o bebê da mãe.

Humanizar é utilizar o mínimo de intervenção possível na assistência ao parto, como preconiza a Organização Mundial de Saúde, evitando-se enteroclisma (lavagem intestinal), raspagem dos pêlos pubianos, acesso venoso, uso de ocitocina para acelerar o parto e episiotomia de rotina. E se qualquer intervenção for necessária, deve ficar bem claro ao casal a sua real necessidade.

Nenhum comentário: