Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Encontre Paz na meditação

Durante a gestação você fica em um estado de acuidade mental muito exacerbado. Pode debulhar-se em lágrimas ao saber de uma notícia que normalmente não a afetaria, se irrita muito ao dirigir, todos os outros motoristas são lerdos, barbeiros rsrsrs...
Alguns objetos em casa, talvez de sua infância, podem adquirir um outro sentido e fazer seus pensamentos vaguearem pelas recordações.
Você se torna consciente do próprio corpo e das mudanças que le está sofrendo. A meditação, que envolve concentrar os pensamentos e as emoções, pode ajudá-la a tirar o máximo proveito dessa
autoconsciência, enquanto lhe permite alcançar um estado profundo de relaxamento.

Porém, caso você esteja se sentindo muito deprimida é melhor evitar a meditação. A profunda introspecção que ela estimula pode perturbá-la, caso seus sentimentos sobre sí própria e sobre os outros não estiverem equilibrados.

A meditação não pode ser aprendida numa só sessão. Precisa ser praticada regularmente. Há duas simples maneiras de concentrar a mente: mantras e visualização. Tente alterná-las a cada dia.

MEDITE COM MANTRAS:

Procure um local tranquilo, onde não seja perturbada por luzes fortes ou ruídos repentinos. Sente-se confortavelmente e comece a meditação, concentrando-se na respiração.

Inspire profundamente e expire lentamente, deixando o corpo todo relaxar. Repita até sentir-se totalmente relaxada.

Seu mantra deve ser uma palavra que acompanhe a respiração, como "bebê" ou "relaxe". Ao inspirar, diga a sí própria em silêncio "be..." e, ao expirar, diga "bê...", ou simplesmente pense na palavra Paz.

Concentre sua mente exclusivamente na palavra que está repetindo. Quando a mente vaguear, traga-a de volta para o mantra. Continue repetindo até que o mantra substitua qualquer pensamento.
Pratique e fique em paz!

VISUALIZE SEU BEBÊ:

Essa é uma técnica muito útil pra usar antes do parto, normalmente indico para todas gestantes que atendo.
Acomode-se confortavelmente, coloque uma vela acesa em sua frente e olhe para a chama, focalize o olhar.

Você tomará consciência das diferentes nuances e intensidades de luz na chama, desde o branco quente do âmago até os amarelos e laranjas que tremeluzem ao seu redor.

Quando os olhos começarem a pesar, deixe que se fechem devagar, mas continue a enxergar a chama mentalmente. Imagine seu Bebê na chama, rodeado de luz, e deixe-o inspirar seus pensamentos.

Nenhum comentário: