Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Reportagem AT Revista 10 de maio de 2009

"Uma grande recompensa" por Thays Lyra
Muitas mães estão optando pelo parto humanizado, um conceito que vem ganhando cada vez mais adeptas por respeitar a vontade da mãe e a fisiologia do corpo da mulher.
- Aumento de vínculo: Vantagens não faltam para quem pode e quer respeitar o tempo de uma gravidez normal. Professora da Universidade Lusíada, a obstetra Claudia Ribas Araújo Starnini explica o aumento do vinculo materno-fetal melhora muito com esse tipo de parto. "Diminui a chance de uma depressão pós-parto porque ela respeitou o seu tempo e o tempo do bebê. Além disso, há menos infecções de pele localizadas e efeitos colaterais à anestesia".
Claudia destaca que a gestante acaba se sentindo mais confiante como mãe e mulher. "Muitas evitam o parto natural por falta de conhecimento. O bebê nasce sem estar pronto, com a chamada Síndrome de adaptação respiratória, porque ainda tem líquido aminiótico no pulmão. A passagem da criança pelo canal de parto, que acontece no parto normal, melhora essa adaptação no lado de fora".
- Apoio Incondicional: Dentro desse processo, uma figura que se destaca é a doula. Pense em uma pintura antiga de parto: você vai ver além da parteira, alguém que leva os panos, pega água, segura a mão da futura mamãe... essa é a doula, a mulher que serve. " A função dela é tirar as dúvidas, explicar o que vai acontecer com a mãe durante o trabalho de parto, como são as dores, o que ela deve fazer para amenizá-las e ficar por perto, inclusive na sala de parto", esclarece Paula Yuri Sampa, fisioterapeuta, que trabalha como doula há seis meses em Santos.
"Ensinamos exercícios perineais para ela saber onde e de que maneira deve fazer força. Fazemos massagens e transmitimos conceitos de meditação e relaxamento para que a mãe esteja bem emocionalmente". Segundo Paula, tudo isso é feito para diminuir o desconforto da parturiente e fazer com que ela compreenda que um parto normal só traz vantagens.

Um comentário:

Môni disse...

Está ficando muuuuuito lindo!!! Parabéns!!