Páginas

domingo, 23 de agosto de 2009

Dieta na gestação pode afetar a saúde óssea do seu filho em longo prazo, diz estudo...


02 de julho de 2009 (Bibliomed).


Manter uma alimentação saudável e equilibrada durante a gestação pode ser a chave para que o filho tenha boa saúde óssea em longo prazo, segundo estudo apresentado esta semana na Conferência Nacional da Sociedade de Osteoporose do Reino Unido. E os pesquisadores acreditam que isso pode, inclusive, reduzir os riscos de osteoporose mais tarde.
Os pesquisadores da Universidade de Southampton avaliaram quase 200 gestantes, considerando dois padrões gerais: um da dieta saudável, rica em frutas e hortaliças, iogurte, pão de trigo integral e cereais; e outra, menos saudável, com bastante batatas fritas e assadas, açúcar, pão branco, carne processada, vegetais enlatados e refrigerantes.
A avaliação dos ossos de crianças de nove anos indicou que as mães que aderiram a uma dieta mais saudável durante a gestação, principalmente nos últimos meses de gravidez, tinham filhos com ossos maiores e mais densos. Segundo os autores, essas crianças teriam ossos com 11% mais conteúdo mineral e 8% maior área do que os filhos daquelas com piores dietas.
Mesmo quando as mães eram agrupadas pelo status tabágico (dependendo de quantos cigarros fumam), pelos níveis de vitamina D no organismo e classe social, as diferenças entre as dietas continuaram afetando significativamente os ossos dos pequenos. E essa relação também seria independente das medidas da criança – altura, peso, circunferência do braço e peso ao nascer.


Fonte: National Osteoporosis Society Conference. Conference News. 01 de julho 2009.

Por isso mamães, vamos nos cuidar!
Seu bebê nascerá mais saudável e além disso, vocês voltam em forma mais rápido...